A Educação Especial e/ou Atendimento Educacional Especializado (AEE)
A Educação Especial em nossa rede de ensino é um pilar fundamental para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva. Compreendendo que cada aluno possui um ritmo e necessidades únicas, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) atua como um suporte crucial para garantir que todos os estudantes, independentemente de suas particularidades, tenham acesso a uma educação de qualidade. Os professores e profissionais dessa área são especializados em identificar, planejar e aplicar estratégias que flexibilizam o currículo e adaptam as práticas pedagógicas, promovendo a plena inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. O objetivo principal é apoiar tanto o aluno quanto o professor da classe comum, colaborando para que o ambiente escolar seja acolhedor, acessível e enriquecedor para todos.
Descrição sintética: Compreende os cargos docentes, cujo provimento exige competências para identificar as necessidades educacionais especiais, com o objetivo de definir, implementar, liderar e apoiar a implantação de estratégias de flexibilização, adaptação curricular, procedimentos didático-pedagógicos e práticas alternativas, adequados ao atendimentos das mesmas, bem como trabalhar em equipe, assistindo o professor de classe comum nas práticas que são necessárias para promover a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais.
Atribuições:
a) Participar da elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola.
b) Elaborar plano de trabalho que contemple as especificidades da demanda existente na unidade e/ou na região, atendidas as novas diretrizes de Educação Especial a ser objeto de oportuna divulgação.
c) Integrar os conselhos de classes/ciclos/séries e participar dos horários de trabalhos pedagógicos coletivos e/ou outras atividades coletivas programadas pela escola.
d) Orientar a equipe escolar quanto aos procedimentos e estratégias de inclusão dos alunos nas classes comuns.
e) Oferecer apoio técnico pedagógico aos professores das classes comuns.
f) Fornecer orientações e prestar atendimento aos responsáveis pelos alunos bem como à comunidade.
g) Desenvolver o currículo, mediante adaptações, e, quando necessário, atividades da vida autônoma e social no turno inverso.
h) Perceber as necessidades educacionais especiais dos alunos e valorizar a educação inclusiva.
i) Adaptar a ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento, de modo adequado às necessidades especiais de aprendizagem.
j) Avaliar continuamente a eficácia do processo educativo para o atendimento de necessidades educacionais especiais.
k) Atuar em equipe, inclusive com professores especializados em Educação Especial.
l) Atuar nas salas de recurso multifuncional, utilizando os equipamentos e materiais próprios para cada necessidade educacional constatada.
m) Executar outras atribuições afins.
Fonte.
